terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Criacionismo X Ateísmo

Já vi diversas vezes, pessoas conversando sobre a existência e a não existência de Deus, e há um certo tipo de pre-conceito pela parte dos criacionistas. Todos eles acreditam que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.
No entanto, ouço varias vezes pessoas dizendo que quem não tem deus no coração é uma pessoa má.
Não é só porque uma pessoa não acredita em Deus que é má. Discussões sobre a existência de Deus é algo extremamente improdutiva, porque cada um acredita numa coisa, e temos que respeitar a decisão de cada um. Mas dizer que uma pessoa é boa ou não por crer ou não em Deus é uma generalização horrorosa.
Aqui não tento provar a existência de Deus ou não, mas sim mostrar como essa premissa é ofensiva. Ao dizer que a falta de crença em um Deus é a falta de bondade , ou seja, maldade,e de acordo com algumas pessoas, dizer que toda pessoa atéia ou agnóstica é possivelmente má. É como aquela frase que todo mundo sabe "toda generalização é errada, inclusive esta". Então, mais cuidado com as palavras. A falta de crença não é sinônimo de maldade.
Muitos dos comentários são extremamente ignorantes e preconceituosos. Chega a ser frustrante falar de um assunto polêmico, mas cheio de pessoas ignorantes querendo discursar. Muitas dessas pessoas afirmam que Albert Einstein era ateu, e que disse coisas como: “A palavra Deus para mim é nada mais que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda assim primitivas, que são bastante infantis.”
Se Einstein realmente disse essas coisas eu não sei, mas independente disso eu tirei uma grande reflexão disso tudo, às vezes o que imaginamos não existe e sim só a ausência do oposto. Quando as pessoas começarem a debater com sabedoria e não só com a vontade de ter razão, vão evoluir um pouco.
A questão é que o ônus da prova está pra quem afirma a existência de algo, na lógica convencional é usado comprovações visuais de que uma coisa existe, na lógica religiosa é usado o dogma.  Todo sistema religioso tem seus pontos fundamentais e indiscutíveis aos quais chamamos de dogmas. São “verdades” aceitas sem discussão, apenas pela fé.





O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade.”
(Albert Einstein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário