segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mamões e Casamento

Pra Mayene Martins.



Faz um tempo, minha esposa tomou a missão de colocar frutas no meu café da manhã.
Outro dia, uma tarde chuvosa, saí do trabalho e passei no mercado para comprar alguns mamões. Na banquinha, achei só uns poucos, e todos meio feios. Garimpei, escolhi os mais apresentáveis e acabei conseguindo três, cada um com algum defeito pequeno. Na manhã seguinte, cortei o primeiro em dois: uma metade com umas marcas de batida na casca e a outra perfeita. Comi a parte pior, tive que jogar uma colherada no lixo e deixei a melhor sobre o balcão da cozinha. Mesma coisa fiz na segunda manhã, com o segundo. O último que sobrou na geladeira tinha uns pontos pretos; virei-o na prateleira de um jeito que escondesse as manchas.
Pois hoje, dia do último mamão, minha mulher acordou mais cedo, normalmente eu me levanto meia hora antes e, quando eu saí do banho, ela já tinha tomado café da manhã e cantarolava no quarto. Fui para a cozinha, e enquanto eu estava pegando a colher, me senti meio culpado por não ter ido à cozinha antes que ela. Mas, no segundo seguinte, pensei que isso seria negar que ela também pudesse fazer algo por mim. Imagino que tenha ficado feliz por ter saído da cama mais cedo para descobrir a parte ruim do mamão e escondê-la de mim, a mesma alegria silenciosa que eu tivera nos dois dias anteriores. Porque, no fundo, um casamento é isso: oferecer ao outro sempre a melhor metade.



Texto retirado do blog: http://acepipesescritos.blogspot.com/


Não sei porque May, mas esse texto me faz lembrar de você, depois de todas as coisas, esse texto resume bem.. E só eu e você sabe o porque esse texto se resume bem.
E como sempre tu diz: "Confessa que me ama."
E eu sempre digo: "Te ilude."

Não sei, mas a gente se entende de uma forma diferente, e esse texto é pra você..



"Eu não sei mais em que acreditar, mas eu tenho fé em você"
(Brothers & Sisters)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A.B

Falar de você sempre foi algo difícil pra mim, tanto pra ser dito, e tão difícil de ser expresso nessa língua. E não é de agora, é de sempre, anunciar tudo requer muito do meu tempo, mas você não me deixa demorar.
A gente passou por algumas coisas, algumas boas, algumas ruins, algumas alegres, mas isso não importa, acho que o que aconteceu no passado, não tem motivos para se rever no presente, nem no futuro.

Lembro de algumas coisas como se fosse ontem, outras coisas lembro quando você me fala, ou quando me dizem, mas coisas fora do nosso contexto, quando o enquadramento das coisas é você, eu lembro. Sempre fui bom com palavras, sempre fui bom, com discursos, com palestras na faculdade, com seminário, tudo que precisasse expressar, mas é incrível, que se tratando de escrever essencialmente de você, as palavras fogem, como se eu fosse analfabeto.
Você é aquela mulher, que nunca deixou de ser menina, embora eu tenha passado muito tempo sem te ver, sem te ouvir, sem falar com você no geral, sempre tentei de alguma forma lembrar, acredito que a perca de uma memória não era tão esperada assim.

Você nunca soube, mas uma das melhores coisas em você é o fato de você me desafiar, de você nunca concordar com o que eu digo, sempre ter alguma ideia diferente seja em qual for o assunto, sempre pensar diferente de mim, e ser diferente de tudo, e isso me intrigou, me intriga, e sempre vai me intrigar, na verdade eu deixei de te dizer varias coisas, coisas essas que ainda penso em te dizer, coisas de você para você mesma e coisas de mim para você. E sabe o que é mais cômico, é que essa sensação, eu nem me arrisquei a dar nome. Você é aquela menina, que é um problema, mas em contrapartida a solução, em você há o veneno e o antídoto.

Chata? Sim, Louca? De leve, na mesma proporção da sua lucidez. Mas sua paixão, sua vontade de fazer a diferença, tanto na vida, quanto nas pessoas é impressionante.
E quanto mais eu escrevo, mas há algo pra ser dito, e mais uma vez não dá pra te definir pra mim e para o mundo, e para nos definirmos juntos. E juntos nos definirmos separadamente.

É difícil falar de você, mentira, na verdade é bem fácil, porque eu tenho praticamente uma vida pra se falar, a minha vida, a sua e a nossa.
Toda vez que tenho que te dizer ou escrever algo, eu me deparo com essa interrogação, mas aí eu encontro a seguinte explicação, quando fingimos que gostamos de alguém e temos que falar algo sobre essa pessoa, escolhemos os melhores adjetivos, os mais difíceis, os mais complicados, aqueles que tem até que procurar no dicionário o significado e isso tudo por quê? Porque tudo que é artificial, precisamos buscar sempre o mais difícil pra se dizer o mais simples. Agora quando gostamos de alguém de verdade, sem falsidade, quando se tem já uma pré-história, tudo fica mais fácil. Aqueles adjetivos bem pequenininhos, bem simples, expressam de todas as formas, o quanto alguém pode ser especial pra nós.
Prefiro dizer que você é MUITO ESPECIAL, coisa que não é segredo, e pra mim é importante saber que você fez parte disso tudo, dessa historia.

Eu não sei se você lembra de tudo, eu acredito que eu não lembre de tudo, lembro das coisas importantes, e não é um ano sem te ver, e sem falar, que vai mudar isso, você sabe de tudo, mesmo eu não dizendo, mesmo eu ocultando, mas você sabe minha visão sobre você, e não é esse texto todo, que vai te dizer isso, porque você mais do que ninguém, sabe que a minha visão sobre você e tudo o que eu acho sobre você não se define em palavras. Você sabe o poder que esse seu sorriso tem, e que se dane seu cabelo.

Não sei se alguém vê tudo o que eu vejo, mas não importa, na verdade o que importa, é o presente, e o meu presente ficou melhor, de alguma forma ou de outra, você querendo ou não, mas melhorou. Eu não te vejo tanto assim só por causa de quem você é, mas por quem eu sou quando estou falando contigo.

Já faz quase dois anos e eu ainda não consigo identificar tudo, mas não acho que seja tão complicada assim, a questão é conseguir ver de forma clara, com uma melhor definição e eu simplesmente consigo algumas partes. Focar em você é o que eu mais faço de melhor, mas esqueço de averiguar o resto e isso é o que complica..

Enfim, é difícil falar de você, é difícil fazer sentido e soar coerente, mas o importante não é as pessoas entenderem isso tudo que foi escrito, o importante é você entender, embora eu tenha certeza que a discordância vai vim em boa parte desse texto, mas é como eu disse, essa sua mania de dizer que eu to errado e que eu não tenho razão é o que me deixa mais assim.
É tão complicado esconder o seu nome em cada meio metro de frases banais que eu falo e que eu falei, mas já me acostumei a me policiar o tempo todo. É por isso que quando estou assim, livre pra falar de você, é realmente complicado. É o que eu quero, mas ainda tenho um certo medo de fazer o que me dá na telha.

Mas enfim, é difícil falar de você.



"Muito verdadeiro o sentido que você dá a minha vida.."

(Jean Chandler)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nosso Lugar.

As pessoas gostam de me procurar pra falar sobre relacionamentos e todas as suas vertentes, e quase uma pergunta unânime que me fazem, é se eu acredito que "o amor pode ser eterno?". Sim, eu acredito. Sempre achei que as pessoas podem amar outra pessoa até o fim. Eu posso, eu tenho feito isso. Acredito ainda que as pessoas podem sentir algo na vida somente por ainda amarem alguém.  Sempre acreditei que um sentimento de amor pode ser eterno, mas se um relacionamento de amor pode durar eternamente eu não sei. Vai depender de muita coisa, do tempo, e de outras variações, vai depender de tanta coisa que não depende só de você, vai depender até de você não depender do outro para ser feliz. Para perdurar ou para finalizar o amor vai carecer de muita coisa, inicialmente o amor vai precisar de algo bem simples, como um local em comum para um encontro. E pode ser o MSN ou um chat na Internet, aquela boate, o colégio, o trabalho. Todo amor tem um local que marca seu surgimento, que é o encontro. O amor é um encontro lutando contra o desencontro.

Do local do meu amor por você eu parti antes, você ficou, mas de certo modo por você ter ficado, isto me fazia ter ficado um pouco também. Eu sentia sua falta ao sair de lá, mas era um alívio, saber que você estava lá. Alivia muito a minha saudade saber onde você está, sabia? A minha imaginação completa os vazios que as ausências deixam. Para as aflições e dores do amor, recomendo varias doses intermináveis de delírio. O meu delírio era simples, era voltar, te encontrar lá novamente e restaurar a felicidade que juntos sentimos naquele local. Que besteira achar que um lugar pode guardar a felicidade que duas pessoas sentem ao estarem juntas.  Que estupidez sair pensando que um lugar pode conservar o amor que as pessoas sentem. É como se em algum lugar do mundo aquele lugar estivesse nos esperando para revivermos todas as coisas boas e vivermos novas ainda melhores. É como se nesse lugar a gente ainda estivesse rindo sem motivo, fosse um atrás do outro para jogar água, feito crianças, é como se lá não fôssemos tão espertos quanto hoje, é como se lá ainda fôssemos idiotas. Acho que isso é o amor: encontrar alguém com quem você possa ser totalmente bobo e idiota. E eu amava ser um idiota e um bobo ao seu lado, idiotas e bobos são mais felizes, não há tristeza quando se é um bobo.

Espero que você não tenha partido deste lugar que me lembra tanto você  e a alegria que eu sentia a todo momento. Todos os dias é pra lá que eu queria voltar, realmente falta nós dois lá, não só em memórias e lembranças, mas fisicamente também. Eu não sei explicar o que sinto, mas eu sinto. Queria poder no futuro conjugar o verbo no passado e dizer "amei", mas hoje ainda conjugo no presente. Hoje as lembranças mais doces continuam sendo as suas, e as nossas lá, naquele lugar. Alguns amores se encontram por todo o sempre, outros amores combinam em se desencontrar, há os que seguem esperando, nem que seja um esperando o outro, mas há alguém esperando pelo novo encontro, levando bolos do destino constantemente, e mesmo assim esperando. E quando alguém se desencontra, quando alguém parte sempre leva consigo as lembranças e pertences que nós costumamos levar em uma caixa de papelão. Quando você foi embora eu fiz parte das suas lembranças, eu fui algo que você levou com você? Acredito que o amor é também não querer ser esquecido. Eu não esqueci. Vou sempre sonhar com um novo lugar ou até com o mesmo lugar para nós, com um novo encontro, um novo começo. Todo amor necessita de um lugar, mesmo que seja um sofá, uma cama, uma gaveta, guardada, com carinho. E ao ir você me levaria na sua caixa de papelão ou quem sabe ainda há algum espaço para mim no seu coração? Minha caixa ainda é feita de dúvidas, mas dentro dela, lá no fundo, tem guardada uma certeza absoluta, e é tudo o que sinto por você.




"Porque em cada pedaço de mim, sempre haverá um pedaço de você."
(Diário de Uma Paixão)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Tenho te procurado.

Sabe, eu não peço uma história parecida com um conto de fadas, só peço uma história ao seu lado. Uma historia diferente, onde eu possa consertar as coisas e mostrar que nem tudo se perdeu, uma historia onde tanto eu quanto você, veja as coisas como elas são e que façamos do nosso jeito, ou do seu jeito tanto faz.
E sabe, eu não quero ficar ouvindo suas historias ou seus contos, eu prefiro fazer parte delas, fazer a nossa historia o nosso conto de fadas, é bem melhor, ficar imaginando como as coisas são sem tá presente é meio que torturante pra mim e você acha que eu tenho problemas mal resolvidos, mas você é meu problema mal resolvido.

O tempo passou, as coisas mudaram, mas isso não quer dizer que você passou. Mesmo o tempo passando, não acredite naquela frase clichê que dizem: “Quem não te procura, não sente sua falta”. Quem disse que quem não te procura, não sente sua falta? É engano nosso pensar que quem não nos procura não sente nossa falta. A nostalgia tortura e todo dia o coração implora pedindo pra voltar, pra falar, pra procurar. Mas você me pergunta: “Então porque não volta, não procura e não fala?”, acompanha comigo. A saudade, a vontade de procurar e de dizer que tá com saudade e de dizer tudo é grande, mas o orgulho é ainda maior, o que é uma pena.

Mas deixando o orgulho de lado, aqui estou eu, te procurando, te falando que estou com saudades, porque de todo o resto você já sabe, não é segredo pra mim, nem pra você, nem pra ninguém.

Te procurei pela vida, te procurei pelas boates, pelos mares, pelos ares. Te procurei em cada amanhecer, em cada anoitecer e vi que não te acharia em lugar algum. Te procurei em outras mulheres, te procurei em outras bocas e não encontrei. Entre as estrelas te busquei, você não sabe o quanto eu tenho procurado. Pelas calçadas eu te buscava, nos rádios e na televisão, Incansavelmente eu te buscava. Te buscar é minha lei, e minha busca jamais terminará, até o dia em que eu te encontrar.



“Todo dia se eu pudesse eu iria estar com você, eu já te vi muito antes nos meus sonhos eu procurei a vida inteira por alguém como você”.
Charlie Brown Jr.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Débora Rafaela

Muitos diriam que ela é problemática, que ela é fria, ou não tem intensidade nas coisas que faz e vive. Que aquelas emoções que tanto achamos normais na nossa vida, não se aplica na vida dela, mas não é bem assim, às vezes conhecemos uma pessoa a décadas e mesmo assim não a conhecemos direito, não conhecemos a sua essência, e as vezes uma conversa de 2h mais ou menos, conhecemos tudo, ou quase tudo sobre uma pessoa.

Acredito que ultimamente ela tenha vivido um festival de emoções afloradas, as vezes de muitas risadas, outras de tensão por algum fato que eu não citarei aqui, ultimamente tem havido muitas “libertações” e “liberações”, liberações essas, que não é da sua natureza.
Ela é daquele tipo, que não se impressiona fácil, mas que rir facilmente, é do tipo que fica na dela, não sabe demonstrar da forma certa seus sentimentos, mas ela os sente, e quem não sabe decifrar só tem a perder com isso, ela é intensa da maneira dela, basta dizer:” Vamos sair” em uma sexta, sábado ou domingo a noite, e você vai ver a sua intensidade. Ela é do tipo que não vai em busca do que quer, mas que tenta mostrar ao que ela quer, para que venha até ela, é uma ação arriscada, mas quem disse que não dá certo?, mas uma hora ou outra, ela iria ter que ir atrás do que ela quer, e foi assim, que ela quebrou a cara.

Agora ela tá mais louca. Louca sim. Louca pra tirar as máscaras, pra si delatar e deletar outras, pra dizer na cara sem medo de nada. Pra não fugir. Não se esconder. Ser absolutamente ela. Sem nada mais, nem menos.
E acredite, ela não vai cobrar nada de você, a não ser você. Ela não vai pedir nada que você não seja, ou que não possa dar. Ela só precisa de uma brechinha, e esse furacão que ela é, essa contradição imensa que mora dentro dela, vai se aquietar só pra te ouvir.

É, eu sei que as coisas não são fácil, mas quem disse que tudo nessa vida é fácil, quem disse que ela é fácil, você não é fácil, e é isso que é tão interessante em você, a buscar pra facilitar as coisas, a buscar pra te mostrar como as coisas são, como as coisas se movem, como vem e como vai, porque a vida é isso, é um vai e vem sem motivos. E não precisamos de razões pra ter as pessoas nas nossas vidas, nem precisamos de razões pra deixa-las ir.

Então é isso.


 



"As circunstâncias entre as quais você vive determinam sua reputação. A verdade em que você acredita determina seu caráter. A reputação é o que acham que você é. O caráter é o que você realmente é... A reputação é o que você tem quando chega a uma comunidade nova. O caráter é o que você tem quando vai embora... A reputação é feita em um momento. O caráter é construído em uma vida inteira... A reputação torna você rico ou pobre. O caráter torna você feliz ou infeliz... A reputação é o que os homens dizem de você junto à sua sepultura. O caráter é o que os anjos dizem de você diante de Deus."
Arnaldo Jabor

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Faísca.

É, é sempre assim, começa com uma faísca se transforma em fogo, e quando menos se espera toda a casa está em chamas.
Não sabemos o que causou a faísca inicial, mas sabemos que ela está lá, e mesmo depois que o bombeiro chega e apaga aquele incêndio, ainda ficam as cinzas, e talvez a permanência da faísca.
E enquanto você vê tudo pegando fogo, você se pergunta: “Será que eu vou conseguir controlar esse incêndio?”
Não, não conseguimos, tentamos, mas não conseguimos. Quando menos esperamos, estamos queimando junto com a casa, em um estado que não entendemos, mas que você sente que tudo está queimando em você.
Em mim a faísca começou e se transformou em fogo, houve um incêndio e agora há as cinzas, mas quando eu paro e penso, ainda existe a faísca.
Faísca essa que a qualquer momento pode incendiar tudo outra vez, mas não depende de mim, acho que essa é a única forma de botar fogo em tudo, que não depende só de mim, não é como se eu jogasse gasolina em tudo e acendesse um fósforo, não funciona dessa maneira, esse fogo não acende assim e se dependesse só de mim, eu estaria em chamas novamente.
Sinto falta de estar queimando, sinto falta da sensação de que nada no mundo possa apagar o fogo, que o incêndio seria a catástrofe do ano, que quanto mais tentam apagar, mais perigoso e quente ele fica.
A faísca tá aqui, a gasolina também, com isso já dava pra iniciar um incêndio, mas sabemos que para que exista fogo, é preciso que exista oxigênio. E você é esse oxigênio.
Não vou entrar no mérito dessas coisas, porque acho que não há necessidade.
Digo pra mim mesmo varias vezes no dia, mas quer saber, que se dane. Se quer saber, sinto falta mesmo, sinto falta de estar pegando fogo com você. E podem dizer que é fraqueza, que é medo ou qualquer denominação que covenham as pessoas, mas eles nunca vão entender.
As pessoas se matam procurando as suas faíscas, tentando arrumar um jeito de iniciar um incêndio, outras correm desesperadamente dessa faísca, exatamente para não começar um incêndio.
Eu gosto de estar pegando fogo, principalmente porque a sua chama é confortável, e ela exala tudo menos carbono.
Preparei a casa, acendi o fogo, coloquei a gasolina aqui do meu lado, falta o oxigênio.
E não é só o fogo que precisa do seu oxigênio, sou eu também, queira ou não o ar é bem mais puro e bem mais natural.
Então? Quer incendiar tudo novamente? É só trazer o oxigênio.




"Uma faísca de amor que acende uma chama e provoca um grande incêndio."
(Eliane Auer)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Amigo Namorado.

Está provada que antigas e despretensiosas amizades são capazes de gerar relacionamentos amorosos muito sólidos. Porque, como se diz, o mundo dá voltas e mais voltas e quem ainda não se deu conta disso?
Se interessar por um amigo ou amiga é algo mais que natural. Inclusive é sinal de que na hora de escolher um pretendente, não é somente a aparência que você leva em consideração. A química vai surgindo aos poucos, nas situações do dia-a-dia.. Primeiro você se identifica com a conversa e as ideias, passa a admirar algo ou muita coisa no seu jeito de ser, cria intimidade, conta tudo que anda acontecendo na sua vida, até que depois de um tempo, qualquer situaçãozinha é motivo para vocês se encostarem. Pronto, está instaurada a conhecida amizade colorida!

Tem gente que pensa três vezes antes de ficar com um amigo pelo medo de que, depois de vivida a aventura, a amizade não continue a mesma. Esse cuidado realmente é valido. E também acontece bastante de duas pessoas que se davam super bem como amigas, infelizmente não terem o mesmo sucesso no amor. Numa amizade, é mais comum aceitarmos o outro como ele é. Diferentemente do que acontece num relacionamento amoroso, quando queremos que o namorado ou namorada se comporte exatamente como imaginamos, como idealizamos. É nesse momento que surgem conflitos que antes não existiam quando eram apenas amigos. É por isso que se sentir no direito de transformar algumas características do seu par, tentando encaixá-lo num modelo ideal para você, quase sempre é furada. Conhecer bem uma pessoa é o caminho para um relacionamento dar certo. Mas isso não basta. É importante saber respeitar as diferenças. Desde que se aceitem mutuamente, com seus defeitos e qualidades, ter sido amigo antes de namorar pode ser e até seja a garantia de um futuro a dois maravilhoso.

Não entendo como as pessoas e principalmente as mulheres perdem tempo tentando achar a pessoa perfeita se na verdade tudo que ela precisa é encontrar alguém com quem tenham suficiente afinidade, alguém que esteja disposto a fazê-la feliz e que seja antes de tudo uma pessoa com quem goste de conversar.
O problema é que quando uma mulher conhece um homem e eles chegam nesse ponto da relação, ela o enxerga apenas como amigo e fica com medo de estragar a amizade, sendo que esse poderia ser o melhor relacionamento amoroso da vida dela, pois ele conhece os defeitos e qualidades dela, conhece o que ela gosta e o que não gosta.
Mas ao invés disso, ela prefere namorar algum desconhecido, que não sabe nada sobre ela, nem ela sobre ele.

Não entendo muito isso. Penso que para que ocorra um relacionamento saudável, o homem deve ser o melhor amigo da mulher e a mulher a melhor amiga do homem, mas quando isso ocorre antes do namoro, isso vira empecilho para o mesmo.
Mas vai entender...




"Há quem diga que dois amigos nunca poderiam se tornar namorados... Mas é um terrivel engano: A amizade e o companheirismo são o primeiro passo para uma linda história de amor..."
(Helen Carolinne Valente)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pra que complicar?

A vida é muito simples, você, eu e todo o resto, é que nós complicamos tudo. E o pior, é que complicamos tudo por nada, não é verdade? Não é que tudo seja fácil, mas acredito que tudo pode ser bem mais simples, mas não sem dramas, porque precisamos sentir, mas sem essas frescuras todas, sem não-me-toques. Vamos parar de complicar tudo. Para sobreviver é bem simples, você só precisa de água, comida, um sonho e um amor. Todo o resto que vier é lucro.

Eu sei que até pareço ser bem complicado, mas na verdade eu sou bem simples. Costumo falar sem parar e por muito tempo, gosto de escutar enquanto falo, sou ótimo em guardar detalhes e sei de muita coisa que você e quase ninguém nunca precisou me contar para eu saber. Só que tem uma coisa que eu quero te falar agora e que você precisa ficar sabendo. Você precisa ficar sabendo que eu preciso de você. Preciso mesmo e não nego. Agora me diz, pra que complicar? Eu não vou te dar a chave do meu coração ou a chave da minha vida, e sabe por quê? Porque não precisa disso, nunca tranquei meus sentimentos, meu coração, nem nada, tá sempre aberto e eu tento fazer de nós dois um convite para você entrar.

Lê direitinho isso que eu to escrevendo, porque tudo isso que eu falo agora é real e se por algum acaso algum dia eu mentir, foi só pra você saber que era verdade. E eu te pergunto, pra que complicar? Eu te amo e pronto, simples assim. É sem nenhum motivo, é sem nenhuma regra, e é exatamente por isso que é tão eterno. Não sou difícil de agradar e acho que você sabe disso, eu fico feliz com muita facilidade. Agora vem, me abraça com cheiro de saudade, me aperta forte com aquela vontade de me ter que o resto é muito fácil de prever. E eu não preciso de bola de cristal, horóscopo no jornal, e a única numerologia que me interessa, é a que diga que a soma de você e eu seja igual ao quadrado do amor que todo mundo quer ter. Eu só quero ouvir qualquer coisa que diga e que expresse que você é minha, o resto eu jogo fora, desligo o rádio quando dizem que o tempo não vai ser bom, questiono qualquer cientista, autoridade e quem mais for descrente no amor.

Então me responde: pra que complicar? Amar pode e é tão simples quanto tomar café, vamos pular logo essa nossa história pra aquela parte do "e foram felizes para sempre". A durabilidade, a solidez do sempre depende exclusivamente da gente. E eu não insisto tanto assim porque tenho medo, não é isso, eu insisto porque eu tenho coragem para te ter comigo. Eu sei que tudo isso pode ser pra sempre, sempre que a gente se quiser. Eu fico repetindo tanto porque se começar agora o pra sempre pode e vai durar mais.

Pra que complicar? Não se complica, porque queira ou não isso implica em alguma dor no peito que tem todos os nomes, menos amor, e se você chamá-la de medo acredite e esteja certa de que ela vai atender. É muito simples: pega o telefone, me liga, diz "alô" e a minha voz vai te avisar que eu quero você em minha vida, nos meus dias, nos meus sonhos, na minha realidade, em qualquer lugar onde caiba eu e você. Chega de eu. Chega de você. Eu quero só você e eu. Nunca na minha vida um "e" teve tanto valor pra mim.

Vem logo, vem depressa, vem correndo, não importa como, mas vem, vem que vai dar tudo certo. Vamos rir do que só eu e você entende, eu quero sempre te ajudar a sorrir, eu quero fazer parte, deixar de ser essa metade pra ter você inteira. E tudo isso que eu escrevi é só para te dizer algo extremamente simples, mas que para os outros é complicado de entender. Eu sinto a sua falta, me traz uma massa, orégano, extrato de tomate e calabresa, eu quero fazer uma pizza pra você.





"Pode haver uma multidão, mas meus olhos só conseguem te ver"
(Autor Desconhecido)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Namore um cara que lê.

Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do cabelo cheio de estilo. O cara que lê também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha varios livros na cabeceira e que se lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.
Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir esse cara, ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante, não tem medo de dizer o que pensa e o que sente, Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, tente olhar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.
Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Mas cuidado, certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo, e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.
Namore um cara que lê, ele vai entender um pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e talvez não admita, mas sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem uma grande heroína. Um cara que lê enxerga em você todas as personagens de todos os romances.
Um cara que lê não tem pressa, sabe que as pessoas aprendem com os anos, que qualquer um dos grandes tem parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem sentido e que os russos precisam de paciência.
Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa e livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.
E você também ganhará um ou outro livro de presente no seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro que ele vai te dar, mas o que ele quis dizer quando escolheu justamente esse livro. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E ele escreve dedicatórias, sempre.
Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar, com o coração aquecido para o seu lado.
Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados Ou em silêncios cheios de significados, nem todo silêncio é vazio.
Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS e Caio Fernando Abreu. Você poderá se chegar de mansinho, ouvi-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a história sem fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.
Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se você realmente quiser aquela parte do "e eles viveram felizes para sempre", namore um cara que lê.
Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve.






"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
Joseph Addison